Transcrição e Adaptação do #BibleCast 17- (http://confissoespastorais.com.br)
O tema agora é 666 – A marca da besta. Será que realmente sabemos o que é 666? Será que é uma tatuagem? Será que é um piercing?
Existem muitas idéias a esse respeito. Pessoas pensam que é o código de barras, sabem a razão disso? O código de barras usa o número 6 para identificação, começando por 6, tem um 6 no meio e termina com 6, e como a bíblia diz que ninguém compra nem vende se não tiver a marca, então é o código de barras que é usado para ver os preços. Cuidado!!! Ao comprar o sal, você pode estar recebendo a marca da besta! Imaginem as pessoas com código de barra na testa.
Alguns acham que o código da besta é a TV, porque você fica na frente dela com o controle na mão.
Também tem gente que diz que é um chip, o chip de RFD ou sistema de Rádio Freqüência onde conseguimos todas as informações necessárias sobre as pessoas. Isso já existe nos EUA, já existe em animais em Campinas e a meta é que todos os carros brasileiros usem isso até 2014, com isso não será mais necessário o radar convencional, porque dará até para saber a velocidade que os carros estão, quem é o dono e todos os dados.
RFD existe, por exemplo, em lojas, nas etiquetas e supermercados grandes, de departamentos, (o adesivo metálico). É a mesma tecnologia do chip.
Isso facilita bastante a vida das pessoas, mas também é usado para controlar. Imagine você entrar num mercado e seu cartão do banco tem um RFD, aí você compra tudo o que precisa, coloca no carrinho e vai embora sem passar no caixa, então seu cartão já identifica o que você está comprando e debita automaticamente na sua conta. Isso, já é possível de ser feito, apenas é muito caro.
Muito dizem que isso é a marca da besta, mas na verdade é a interpretação do texto bíblico por meio da nossa realidade e não pela própria bíblia. As pessoas pegam a bíblia e olham para o mundo tentando entender a mensagem, quando nós estamos vendo que é a bíblia que interpreta a própria bíblia.
Vamos lembrar então o verso áureo da série Mateus 24:24.
Desde o começo estamos vendo que satanás está fazendo um plano para enganar os escolhidos, vemos que ele se disfarça de Deus e nós vamos continuar vendo isso hoje no nosso estudo de apocalipse13. Aidéia principal desse capítulo é a adoração, nós vemos que satanás imita a trindade e imita a volta de Cristo, e ele faz isso porque quer a adoração para si.
Vejamos Apocalipse 13, versos 4, 8 e 12 e o verso 15. Perceba que o tempo todo o contexto é de adoração à besta. Note que temos adoração ao dragão, à besta do mar e à besta da terra, e veja que há um decreto que a besta iria fazer morrer aqueles que não a adorassem. João está dizendo que satanás iria forçar a adoração a si mesmo.
Então a pergunta final que devemos ter em mente é: QUEM VAMOS ADORAR? Essa é toda a questão desde o início. Já no céu satanás dizia que Deus não servia para ser adorado, essa é a questão do grande conflito. Em oposição temos apocalipse 14:7 com Deus fazendo um apelo para adoração a Si.
João está fazendo um paralelismo entre a besta e o cordeiro de Deus, nos capítulos 13 e 14.Veja o verso 11 do cap. 13 e ver 1 do cap. 14. João está fazendo um paralelismo entre a besta e o cordeiro. Ele VE a besta e ele OLHA o cordeiro.
Veja que a besta emergia da terra e que o cordeiro estava em pé sobre o monte. Isso na poesia hebraica é muito claro, eles (os hebreus) estão entendendo o que está acontecendo aqui. Ele está fazendo paralelismo, no hebraico não se rima sons, se rima idéias e é isso que João está fazendo.
Veja cap. 13 verso 14 e 14:1. Temos de um lado os que estavam com a besta e do outro quem está junto com o cordeiro. O povo da besta tem a marca da besta e o povo do cordeiro tem o nome do cordeiro escrito na fronte. Vejam que os dois tem a marca. O capítulo 13 está falando do mal e o capítulo 14 está falando do bem.
A idéia é a adoração, no capítulo 13 existe uma luta para que adoremos a besta e no capítulo 14 um apelo para adorarmos ao Criador. Veja que não é um apelo para adorarmos a Deus, é um apelo para adorarmos o criador dos céus, do mar e da terra. João não manda adorarmos a Deus, porque se adorássemos a Deus estaríamos adorando a satanás que está disfarçado. João está dando as características de quem devemos adorar, o criador dos céus, do mar e da terra.
E aí pode-se pensar o seguinte: Essas não são as características de Deus? Isso não faz diferença, não me ajuda saber quem deve-se adorar. Será? Será que não? Vamos prosseguir.
Lembrem-se que o contexto é de adoração. Lembrem-se que o primeiro mandamento fala de adoração: Não terás outros deuses diante de Mim. Todos os primeiros 4 mandamentos falam de adoração a Deus e os outros falam de relacionamento com o próximo, e como satanás quer ser adorado em apocalipse 13, ele também faz uma imitação dos mandamentos.
Lembrem que ele está imitando tudo, imita a trindade, imita a volta de Jesus, imita as 3 mensagens angélicas e agora imita os mandamentos.
Olha o que ele diz no verso 4 de apocalipse 13.
Quem é Como a besta? A resposta esperada é ninguém. Ninguém é como a besta. Mas o primeiro mandamento diz que ninguém é semelhante a Deus.
Então satanás está fazendo uma contrafação e dizendo que na verdade ninguém é semelhante a besta.
O segundo mandamento da lei de Deus é não farás imagens de escultura. Veja o que diz o capítulo 13, verso 14. Olha só, o diabo tenta deturpar tudo o que Deus faz. Ao mesmo tempo que ele copia de Deus ele também deturpa o que Deus diz.
Ele está zombando de Deus, o Senhor diz pra não fazer uma imagem e aqui João nos apresenta a besta fazendo uma imagem, vejam que interessante.
O terceiro mandamento é não tomar o nome do Senhor em vão. Vamos ver o versículo 6 de apocalipse 14. O nome de Deus sendo difamado. Lembrem-se que quem está falando que está difamando a Deus é João. Se não fosse por João nós não saberíamos que isso estaria errado, porque, lembrem-se, satanás estará operando com grandes sinais e prodígios, sinais verdadeiros, satanás estará promovendo o bem, se olhássemos para ele estaríamos vendo a Cristo.
Satanás está copiando tudo e os mandamentos que tem relação à adoração a Deus estão sendo citados aqui. Vamos ler Daniel 8:12. É exatamente isso que satanás está fazendo, está lançando as verdades de Deus por terra e está prosperando.
Falamos que satanás está tentando tomar a adoração para si, mas na verdade, podemos dizer que ele está tentando desviar a adoração de Deus para qualquer coisa. Satanás não quer que Deus seja adorado, por isso ele faz com que adoremos qualquer coisa, porque adorando qualquer coisa estamos dando ponto para o argumento de satanás que Deus não é digno de adoração. Ele quer que adoremos qualquer coisa que não seja Deus.
Lembrem-se dos paralelismos que acabamos de ver. Veja agora capítulo 13 verso 16-18. Pensa na seguinte idéia: “estou escrevendo um livro em código, se eu falo que aqui está a sabedoria, quer dizer que alguma coisa importante está aqui”. Pelo termo aquele que tem entendimento calcule, fica claro que 666 não é um número literal. Fica claro que ninguém vai sair por aí carimbando 666 nas nossas testas.
João está dando o código para nós descobrirmos. Vimos que todos os outros exemplos dados estavam na mente dos judeus, nesse caso em particular, um judeu pararia para pensar por algumas horas, talvez alguns dias e poderia encontrar a referência disso no antigo testamento.
De onde João tirou essa referência de 666? Você acha que João enxergou Roma e viu a tiara do Papa escrito Vigário do Filho de Deus em latim? Você acha que ele ficou lá contando as letras e fazendo a soma pra ver se ia dar 666?
Na bíblia não há uma evidência que eu tenho que sair somando as letras de um nome. Vamos para a bíblia e conseguiremos encontrar essa referência no livro de Daniel. Daniel capítulo 3. O que está acontecendo nesse capítulo? Temos Nabucodonosor construindo uma imagem para que seja adorada. Onde acabemos de ver isso?
Essa é a questão. Adoração. O capítulo 3 de Daniel é sobre adoração, vemos Ananias, Mizael e Azarias não adorando a imagem. Em Daniel 3 você vai adorar a quem? Ao homem ou ao Deus.
Nabucodonosor era pagão, quando ele recebeu a visão de Deus, Deus se revelou através de um ídolo, e o rei rejeitando a mensagem divina converteu isso para adoração de si e de seu deus. Veja o verso 12 de Daniel 3.
Em apocalipse nós vemos a besta dizendo “Quem é semelhante a besta” e agora no final do verso 15 de Daniel vemos o Rei perguntando “Quem é o Deus que os poderá livrar”. Percebem a semelhança? Aqui vemos um homem querendo se adorado e lá em apocalipse vemos que 666 é numero de homem.
Vamos ver Daniel 3:1. Perceba que o tamanho da estátua é de 60 por 6.
Veja o seguinte: Babilônia não usava um sistema decimal como o nosso, Babilônia baseava seu sistema no número 6, era chamado de sexagesimal. E nós herdamos isso em coisas como a contagem do tempo, 60 segundos um minuto, 60 minutos uma hora. A contagem dos graus em múltiplos de 6.
Isso tinha a ver com a religião deles, onde 6 era o menor deus e o maior era representado por 60. Então quando o rei manda construir uma estátua de 60 por 6 ele está usando as medidas de seus deuses. Veja o verso 12, não era sobre adorar uma estátua era sobre adorar o rei e seus deuses.
E para por uma pá de cal sobre o assunto, o panteão de deuses babilônicos, ou seja, todos os deuses do mundo babilônico recebiam o número de 600. Coincidência?
João está escrevendo apocalipse, ele está falando de adoração, então usa uma ocasião que um homem quer ser adorado como Jeová. Reparem que é praticamente o mesmo contexto do secamento do rio Eufrates. João está dizendo que assim como foi em Babilônia, assim será no tempo do fim, quando um homem irá querer ser adorado. Todas as abominações religiosas todas juntas.
Vamos voltar a apocalipse 13:16-17. De onde vem essa citação? Sabemos que João não viu um futuro onde teríamos chips implantados, João tirou isso do antigo testamento, mas de onde ele tirou isso?
Lembrem-se, estamos falando de adoração, até agora nós vimos adoração de todos os jeitos e mais adoração do que isso que vamos ler, não há. Esse é o maior texto de adoração dos judeus, esse é O texto de adoração dos Judeus. Segundo a doutrina judaica, todo judeu deveria recitar esse texto todos os dias de sua vida ao levantar e ao deitar. Leia com solenidade. Vejamos Deuteronômio 6:4. Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad.
Os judeus poderiam esquecer de tudo, menos isso. Veja o verso 5 - esse é o resumo da lei. Jesus resumiu os quatro primeiro mandamentos nesse verso. Verso 6 - não podemos nos esquecer disso.
E agora veja o verso 8, e isso é tremendo. Deuteronômio 6:8 é de onde sai a idéia da marca na mão e a marca da fronte. É emocionante.
A fronte é onde está a nossa mente, a nossa atitude. E a mão é o nosso agir. É daí quem vem a idéia de amar a Deus de todo nosso coração, nosso entendimento e nossa força.
Veja, em Marcos 12:29-31, Jesus relê o Shemá. Esse é o mandamento, essa é a forma de adorar a Deus, e a marca da besta é uma cópia disso só que ao contrário. As pessoas reconhecerão de que lado estaremos.
Adorar a Deus é o principal, se eu não amar a Deus, se adorar qualquer outra coisa que não seja Deus e não manifestar esse amor para com as pessoas, já estou recebendo a marca da besta. Por isso queem I Timóteo3:1-5 abíblia fala que nos últimos tempos as pessoas seriam amantes de si mesmo, porque as pessoas seriam egoístas, não adorando a Deus, mas amando a qualquer coisa.
O homem foi criado no sexto dia. A Bíblia diz que 6 é numero de homem, 6 é o mais longe que iremos alcançar longe de Deus. A bíblia está mostrando que o erro vai vir e será grande. A marca da besta será dada a todo aquele que não colocar a Deus acima de tudo.
Ellen White fala que a marca da besta é a guarda do domingo, ela diz isso claramente, mas prestem atenção ao texto de Evangelismo, pág. 234:
“Mas quando for expedido o decreto que impõe o falso sábado e o alto clamor do terceiro anjo advertir os homens contra a adoração da besta e de sua imagem será traçada com clareza a linha divisória entre o falso e o verdadeiro.”
Quando mundo se aproxima do fim vai ficar cada vez mais difícil guardar a lei de Deus. Hoje já existe uma divisão, hoje existem pessoas recebendo a marca da besta, a idéia é que só vai haver clareza quando sair o decreto, mas hoje já estamos marcando nossas mãos e frontes com nossas escolhas, porque as bestas já estão aí, a do mar e a da terra.
Que hoje, cada um faça a sua escolha.
Sem comentários:
Enviar um comentário