terça-feira, 27 de março de 2012


Black Widow – o Supercomputador espião da NSA

NSA «National Security Agency» uma das mais famosas agências da intelligence dos EUA com biliões de dólares à sua disposição, o paraíso da alta segurança, encriptação e até do projecto SELinux, composta por analistas, matemáticos, enginheiros, linguistas e físicos, possúi um dos mais sofisticados sistemas de invasão de privacidade, espionagem interna e externa, que se conhecem, trata-se doBlack Widow, um supercomputador Cray que espia milhões de comunicações electronicas todos os dias, sejam elas nacionais (EUA) ou internacionais.


O jornalista do Baltimore Sun, David Wood, que acompanha estas questões escreveu o seguinte “The NSA’s colossal Cray supercomputer, code-named the ‘Black Widow,’ scans millions of domestic and international phone calls and e-mails every hour. . . . The Black Widow, performing hundreds of trillions of calculations per second, searches through and reassembles key words and patterns, across many languages.’”
http://www.w3.org/2008/Talks/01-11-steven-random/_CRAY1.GIF
Com a aprovação da lei FISA em 2008 pela Administração Bush/Cheney e com o voto favorável no Congresso de Barack Obama, a NSA ficou ainda com mais poderes para espiar os cidadãos dos EUA e não só, sem a necessidade de qualquer mandato judicial.
Esta lei visou ainda proteger as Telecoms que ajudam a NSA nesta total invasão de provacidade dos cidadãos, uma vez que a AT&T e outras já haviam sido colocadas em tribunal pela EFF devido a terem sido denunciadas as suas ligações a este tipo de escutas e de terem mesmo usado as suas instalações para instalarem sofisticados sistemas de espionagem da NSA.
Como nota final, parece que alguém do meio da intelligence gosta muito deste nome, existe também um avião da Northrop com ele, o P-61 Black Widow, embora pelo que li me pareça que o nome foi mesmo dado ao supercomputador Cray X2.
“The government [is now permitted] to conduct intrusive surveillance without ever telling a court who it intends to spy on, what phone lines and e-mail addresses it intends to monitor, where its surveillance targets are located, why it’s conducting the surveillance or whether it suspects any party to the communication of wrongdoing.”
P.S. O SELinux apesar de ser um projecto que foi iniciado pela NSA e que é usado por ela e pelo Departamento de Defesa dos EUA, não implica que possa ser usado para espionagem, uma vez que é Software Livre e de fonte aberta o qual devido a esse grande benefício podemos confiar.

Sem comentários: